Páginas

sábado, 14 de janeiro de 2012

Os quatro temperamentos básicos das mulheres


 
O estudo dos quatro temperamentos teve uma enorme influ­ência em minha vida nesses doze anos. Meu marido o tem apresentado em vários seminários de estudos, e tenho visto o grande efeito que produz na vida das pessoas que começaram a compreender por que agiam do modo como agiam, e o que se poderia fazer com relação aos pontos negativos de sua persona­lidade O temperamento explica nosso comportamento, mas não deve servir de desculpas para ele. Sendo parte de nossa natureza humana, ele deve ser controlado por nosso espírito É verdade que os temperamentos básicos não se modificam. Entretanto, seus pontos negativos podem ser disciplinados, reo­rientados e até corrigidos com o auxílio do Espírito Santo. Teremos que determinar quais são os aspectos de nosso tempe­ramento que interferem com nosso desenvolvimento espiritual, e depois iniciar uma renovação do espírito para superar estas fraquezas A idéia de reconhecer os pontos positivos e negativos década temperamento ajuda-nos a compreender a nós mesmos e aos outros, de forma bem melhor. Quando entendemos que, pelo Espírito Santo, nossas fraquezas podem ser modificadas, passamos a revestir-nos das características do temperamento controlado pelo Espírito Esta experiência transformou meu marido e a mim, como indivíduos, e melhorou nosso relacio­namento um com o outro.
Muitas mulheres têm perguntado quando se irá escrever um livro com respeito aos quatro temperamentos, do ponto-de-vista feminino. Então, utilizando dois livros de meu marido — O Tem­peramento Controlado Pelo Espírito e Temperamentos Transformados — e ainda O temperamento e a fé Cristã de O Hallesby como base para pesquisas eu desejo apresentar os conceitos que Deus me ensinou com relação às mulheres.
Peço que as leitoras compreendam que não pretendemos examinar exaustivamente os quatro temperamentos Quem de­sejar fazer isso, deverá ler as obras mencionadas O objetivo deste livro e fazer uma tentativa de relacionar situações práti­cas, de nosso dia-a-dia, aos temperamentos, mostrando como podemos esperar que cada um aja ou reaja, e como o Espírito Santo pode influenciar todos os aspectos da vida da mulher
Em Gálatas 5.16, somos admoestados da seguinte forma: "Andai no Fspirito, e jamais satisfareis á concupiscência da carne Nào e muito difícil colocarmos uma máscara de vida controlada pelo Espírito aos domingos e em ocasiões em que tudo nos é favorável. O verdadeiro teste do caminhar no Fspirito não é o modo como agimos, mas, sim, o modo como reagimos ás frustrações diárias da vida.
Antes que veiamos as mudanças que o Espírito Santo pode operar na vida de cada mulher, individualmente, seria conve­niente darmos uma olhada nos temperamentos básicos, com seus pontos positivos e negativos Conservemos em mente o fato de que ninguém é constituído de um só temperamento; cada indivíduo é uma associação variada dos quatro tempera­mentos Algumas pessoas serão uma mistura de dois. três ou até mesmo dos quatro temperamentos O importante nisso tudo é determinarmos nosso temperamento predominante, e depois consideremos nossos pontos negativos e positivos, como tam­bém o modo pelo qual o Fspirito Santo pode ajudar-nos a superar os negativos.
Consideremos os quatro temperamentos na seguinte ordem:
I.             Melancólico
II.           Fleumático
III.         Colérico
IV.         Sanguíneo

3 comentários:

  1. Olá! Kézia
    Estas postagens a respeito dos temperamentos foram muito boas. Bastante esclarecedoras e pertinentes...
    Obrigada!
    Seu blog é lindo e muito importante!!!

    ResponderExcluir
  2. Que Deus te abençoe. Muito lindo seu blog.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo blog! Que Deus a abençoe mais e mais!
    A paz.

    ResponderExcluir

Faça um blogueiro feliz. Comente.
Sua opinião é importante.
Obrigada.