Páginas

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

É POSSÍVEL NOS APERFEIÇOARMOS - Como podemos aperfeiçoar nossos temperamentos


 http://3.bp.blogspot.com/-TTXQITFFF0I/TGvtJIEruII/AAAAAAAAAos/h8pfDTXHDBc/s1600/orando.jpg

Os pontos negativos de cada temperamento podem  ser  modificados,  depois que passam a ser controlados pelo Espírito Santo.

Marta Melancólica
Emoções — Aquele temperamento sombrio, profundo e depressivo poderá tornar-se num espírito mais alegre e jovial. Sua natureza introspectiva pode aprender a sair de dentro de si mesma, em fé, e contemplar o futuro com otimismo.
Relacionamento com outros — O Espírito Santo poderá ajudá-la a cultivar um espírito terno, fazendo assim com que seja menos depreciativa para com os outros, e confie mais nas pessoas, e, em consequência, se torne de mais fácil convivência.
Atividades — Ela poderá tornar-se mais extrovertida, menos voltada para si mesma. Seu pessimismo será substi­tuído por um espírito de gratidão se for obediente ao Senhor e conservar os olhos nele, e não em si mesma.
Problemas a solucionar
Superar seu espírito de crítica.
Libertar-se da autocontemplação.
Ocupar-se em servir a outros, e deste modo esquecer-se de si mesma.
Cultivar um espírito de gratidão.

Resumo — A abnegada e pensativa Marta Melancólica talvez seja o mais bem dotado de todos os temperamentos. Entretanto, por ser egocêntrica, e por causa de seu espírito de crítica e seu temperamento sombrio, ela sofre mais que as outras, e limita sua capacidade de usar seus dons e talentos. Somente depois que seu espírito e mente são controlados pelo Espírito é que ela pode esquecer de si mesma e deixar o espírito de crítica, para tornar-se uma cristã genuína, que auxilia aqueles que a cercam com uma natureza terna e sensível. Ela pode cultivar um sentimento de gratidão, que se tornará um modelo de vida para ela. Somente então ela encontra sua plena realização pessoal, e encontra paz e satisfação em Cristo.
A Marta Melancólica representa um enorme potencial. Como é naturalmente uma pessoa leal e dedicada, como amiga, quando Jesus Cristo se torna seu Senhor e Salvador e ela passa a ser controlada pelo Espirito Santo, não há outro temperamento que supere em dedicação e devoção a Deus.

Paula Fleumática
Emoções — Sua natureza temerosa e preocupada será substituída pela autoconfiança de uma vida cheia do Espírito. Seu pessimismo irá, gradualmente, transforman-do-se em otimismo
Relacionamento com outros — Ela terá um novo amor pelas pessoas, e desejará relacionar-se mais com os outros, afastando, deste modo, o egoísmo e a indiferença que antes a caracterizavam.
Atividades — O Espírito Santo a ajudará a perder a lentidão e a preguiça. Ela cultivará um renovado incentivo à produtividade, à medida que for relacionando-se melhor com as pessoas e passar a sentir as necessidades de cada uma.
Problemas a solucionar
Superar a passividade.
Aprender a dar de si mesma aos outros.
Parar de simplesmente agir como crente, e ser realmen­te crente.
Reconhecer que sua timidez  excessiva é  pecado,  e resolver o problema como deve.

Resumo — A Paula Fleumática, complacente e calma, talvez seja o temperamento de mais fácil convivência, por sua nature­za tranquila e equilibrada. Em geral, ela conserva as pessoas à distância, e protege-se contra envolvimentos, ou com indiví­duos ou com seu trabalho. Sua maior necessidade é reconhecer que seus temores não provêm de Deus e limitam decisivamente sua operosidade na causa de Cristo. Ela precisa reconhecer sua indolência como sendo pecado, e depois deve envolver-se com Jesus Cristo e com sua dedicação pessoal a outros. Ela é uma pessoa capaz, desde que se disponha a abrir mão de si mesma, e deixar que Deus tome controle de tudo.
.
E eu pude testemunhar esta Paula transformar-se, de uma pessoa tolhida por seus temores, num belíssimo exemplo de mulher cristã, cheia do Espírito. Seu marido e filhos estão muito satisfeitos e orgulhosos da nova esposa e mãe que têm agora. Foi comover um botão de rosa desabrochar e atingir sua plena maturidade de flor bela e perfumosa, espalhando alegria e fragrância a todos os que entram em contato com ela.

Clara Colérica
Emoções — Seu pior inimigo é sua cólera violenta. Ela pode esperar que o Espírito Santo a ajude a controlar o problema, se o entregar a Deus.
Relacionamento com outros — O Espírito Santo lhe dará um coração compassivo, e a ajudará a tornar-se mais pronta a perdoar, e a pensar nos outros, a ser menos sarcástica e dominadora, e mais disposta a atender aos interesses dos outros.
Atividades — Ela procurará ter a mente mais aberta para os outros, e ser menos obstinada. Compreenderá que outras pessoas podem ter boas ideias, também, e que ela pode dedicar seus esforços à realização dos projetos de outras pessoas.
Problemas a solucionar — Ela precisa tornar-se mais sensível aos problemas alheios; precisa confessar ieu espí­rito colérico e cruel; precisa cultivar a beleza interior fazendo regularmente a hora devocional, lendo a Bíblia e orando.

Resumo — A Clara Colérica, vivaz e cheia de energia, pode superar em realizações a todos os outros temperamentos reuni­dos. Entretanto, para alcançar seus objetivos, ela provavelmente já feriu e pisou nos sentimentos de algumas pessoas de tempe­ramento mais brando, que porventura se achassem em seu caminho. Quando ela permite que o Espírito Santo abrande sua dureza para com os outros e aprende a amar os outros com o coração compassivo, pode tornar-se um valoroso soldado na causa de Jesus Cristo.


Sara Sanguínea
Emoções — A mulher extrovertida é uma pessoa muito emotiva. Nunca está longe das lágrimas e geralmente é instável. O Espírito Santo pode estabilizar suas emoções e acalmar seu espírito inquieto. Ela pode cultivar o autocon­trole, e ter uma vida disciplinada, com a ajuda de Deus.
Relacionamento com outros — Ela se tornará uma amiga genuína, e poderá demonstrar mais interesse e atenção para com a vida de outras pessoas, do que os outros temperamentos. A atenção sobre si mesma terá que ser diminuída para que ela seja uma sanguínea cheia do Espírito.
Atividades — Os projetos inacabados e a desorganiza­ção deverão tornar-se coisa do passado, à medida que ela amadurece em sua vida espiritual. Com o auxílio do Espírito Santo, poderá certamente ser uma pessoa mais profícua.
Problemas a solucionar
Tornar-se digna da confiança dos outros.
Procurar ter uma vida mais disciplinada.
Substituir seu ego por uma humildade genuína.

Resumo — A calorosa e loquaz Sara Sanguínea é o mais expansivo dos temperamentos. Ela possui a capacidade singular de desfrutar cada momento da vida, da maneira como ele se apresentar. Entretanto, isto lhe causa problemas, porque, en­quanto desfruta do momento presente, ela se esquece comple­tamente do que prometeu no momento anterior. O Espírito Santo irá ajudá-la a ser mais digna de confiança e mais fiel, se ela reconhecer sua falha, e rogar a ajuda de Deus sobre este aspecto de sua personalidade. Ela tem um enorme potencial para tornar-se uma cristã adorável e produtiva, autodisciplinar, e permitir que o Espírito Santo assuma o controle de sua" vida.


Retirado do livro A mulher controlada pelo Espirito - Berverly La Haye

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz. Comente.
Sua opinião é importante.
Obrigada.