Páginas

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

MÃE: UMA PARCEIRA DE DEUS!

                                                                                                                                                                             
http://casaespiritaeuripedesbarsanulfo.files.wordpress.com/2011/03/crianc3a7a-deficiente.jpgMÃE: UMA PARCEIRA DE DEUS!
Êx 1.1 a 2.10
Muitas vezes nós, os homens, bem como as autoridades constituídas nos julgamos todo-poderosos, achamos que somos os donos de tudo e que temos tudo sob controle; achando determinadas pessoas insignificantes, de pouco importância e, tão somente úteis aos nossos planos (Com certeza aí se incluem as mulheres). Creio que esta era a filosofia de Faraó e, ainda, de muitos hoje em dia. (ainda bem que são o sexo frágil. Já imaginaram se fossem o forte?
Deus não pensa e não age assim! Ele jamais despreza ou descarta uma se quer de suas criaturas – ainda quando falham!
Este é um texto em que, de forma condensada aparecem várias mulheres sendo PARCEIRAS de Deus na execução de seus planos.
Mães sempre foram PARCEIRAS de Deus para colocarem homens neste mundo e, depois, ainda, salvá-los, livrando-os de perigos, ameaças e de suas águas turvas para, então, educá-los, formá-los para que sejam líderes, os quais Deus irá usá-los poderosamente em seu plano de redenção
COMO ESTA VERDADE ESTÁ PRESENTE NESTE TEXTO?
I – MÃE É UMA PARCEIRA DE DEUS NA CRIAÇÃO (2.1-2)
Deus dá a vida, mas preferiu usar o ventre materno para isso. É ali, com seu poder, que ele vai criando, acrescentando célula por célula deste novo ser. No Sl 139 Deus é o poderoso Criador, mas nos vers 13, 15 e 16 temos 3 referências ao ventre materno onde Ele está agindo com seu poder na criação deste novo ser. Se mães não geram a vida (espiritualmente falando), podemos afirmar que elas carregam a vida, trazem a vida ao mundo.
 II – PARCEIRAS DE DEUS PARA INTERVIR NA HISTÓRIA NO MOMENTO EM QUE ELE DESEJAR (1.15-21; 2.3-10)
Num único texto, temos: as parteiras hebréias: Sifrá (alegria dos pais) e Puá (aquela que procriará). Linda Hollies na Bíblia da vovó diz sobre elas: “Faraó acreditava ser todo-poderoso, dono de tudo e controlador de todas as coisas. Achava que as mulheres eram insignificantes, tinham pouca importância ou utilidade (Por que você acha que ele queria exterminar somente os homens?). Então ele determinou às duas parteiras que cumprissem seu decreto à risca. Mas ele não sabia da história a metade! Aquele homem ignorante ordenou às parteiras que cometessem assassinato, mas elas estavam comprometidas com o plano de vida estabelecido por Deus. É claro que o chamado de Deus para elas trouxe-lhes problemas pessoais, mas Deus as honrou dando-lhes terra e família”
Mas neste mesmo texto temos Joquebede, sua irmã que também participa do plano; a filha de Faraó (imagina ela dizendo ao pai que iria adotar exatamente um hebreu).
São mulheres assim que Deus continua a chamar para que lhes emprestem suas vidas para intervir em momentos históricos abençoando a humanidade. Lembram de Débora? De Ester? De Noemi e Rute?
 III – MÃE É UMA PARCEIRA DE DEUS NA FORMAÇÃO DAQUELES QUE ELE IRÁ USAR NO FUTURO – 2.7-10
Por que você acha que Deus soberanamente controlou todo aquele plano, determinando que Moisés fosse criado pela sua mãe? Por que você acha que Moisés, quando homem feito, recusou ser chamado filho da filha de Faraó, preferindo ser maltratado junto com o povo de Deus, a usufruir prazeres transitórios do pecado (segundo Hebreus)?
O brilho de Timóteo fica ofuscado por causa do sol que era Paulo; por isso, somente na eternidade saberemos a dimensão do seu ministério; mas ele foi um líder de grande importância na Igreja Primitiva. Como seu caráter, sua formação espiritual é resumida na simples frase: “trazendo à memória a fé não fingida que, primeiramente, habitou em tua avó Loide e, depois, em tua mãe Eunice, e que, agora, habita em ti” (II Tm 1.5)
A mãe é uma peça fundamental na integração da família. Geralmente após a sua morte a família se desintegra, o que não acontece quando é o pai que morre. Ela é catalisadora, aglutinadora da família. Ela é o epicentro da família.
IV – FINALMENTE, ELA É A GRANDE PARCEIRA DE DEUS EM SEU PLANO DE REDENÇÃO DA HUMANIDADE (2.1-2)
Estes dois versículos resumem uma história toda já iniciada lá no Eden. Deus não descartou Eva, a mulher, a mãe após sua queda. Por que Abraão tinha que ter um filho com Sara? Rebeca com Isaque e Raquel com Jacó? Sendo todas estéreis? Porque o Messias tinha que ser descendente de Eva. Essa linha sucessória chega a Izabel e Maria. Por que tudo isso? Porque Ele decidiu fazer de você sua parceira neste plano da redenção. Não somente para salvar outros; mas, principalmente os seus. Lembra de suas promessas?
Ele não apenas fez da mulher uma parceira para trazer o Salvador; mas, também, quer usá-la para proclamar sua salvação.
O que seria da história de missões sem as mães? Sem as mulheres? Já começa na Bíblia e vem até os nossos dias. O que seria de nós, os batistas, sem as nossas missionárias? Há poucas semanas recebemos aqui a Ester e pudemos ter uma dimensão disso.
CONCLUSÃO
É você, mãe piedosa, que Deus continua a usar para colocar no mundo não apenas filhos, mas líderes, aos quais ele poderá usar poderosamente;
É você, mãe piedosa, que Deus continua a usar para preservar, salvar estes filhos e líderes dos perigos e águas turvas desta vida; a fim de usá-los futuramente;
É você, mãe piedosa, que Deus usa para formar, educar, moldar o caráter destas filhas e filhos, transformando-os em líderes piedosos, segundo o seu coração, a fim de usá-los poderosamente em seu plano redentor e, também, intervir transformando a sociedade.
Mãe, se você tem tido algum fracasso, dificuldade, não desanime. Deus não descartou Eva e não descarta você. Ele valorizou Eva e valoriza você. Ele te fez com capacidade de decidir. Decidir a maneira de viver, pensar, reagir e, no final, se relacionar com Ele.
Seu amor por você não tem limites. O interesse dele por você é imenso. Sua provisão para você é sem medida. Ele criou você com propósito e talento.
Olhe para este texto. Uma galeria de mulheres e mães usadas poderosamente por Deus. Olhe para a história do cristianismo, da Igreja, de missões, da nossa Igreja. Você é a grande parceira de Deus. Ele quer usar você!

 http://www.pastorgenevaldo.com.br/index.php/mulheres/40-mulheres-2/135-mae-uma-parceira-de-deus#yvComment135

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz. Comente.
Sua opinião é importante.
Obrigada.