Páginas

sexta-feira, 9 de março de 2012

PARE DE QUERER “TOMAR POSSE” DE PROMESSAS QUE NÃO FORAM FEITAS PARA VOCÊ!

Descrição: Descrição: http://3.bp.blogspot.com/-GntM5oSqH9I/TmZK-RkCjWI/AAAAAAAAB7U/WVLU-gPL_EM/s320/estudando+a+b%25C3%25ADblia.jpgVocê já contou quantas promessas existem na Bíblia? Não?

Para ser franco, eu nunca contei! Uns dizem que há mais de 20.000 promessas na Bíblia; outros dizem que há mais de 30.000. Existe até uma edição da Bíblia que se chama “Bíblia de Promessas” onde todos os versículos tidos como promessas estão sublinhados e vem editados em uma cor diferente.

Mas minha grande preocupação hoje não é saber o número exato de promessas que existem na Bíblia, mas sim, o quanto essas promessas tem sido mal interpretadas, ou tomadas fora do seu contexto.

Há muitas pessoas (talvez milhares, ou quem sabe, milhões) “cobrando” de Deus promessas que não lhes dizem respeito algum.

Hoje o que se vê, aqui e ali, de forma bastante generalizada, são as famosas frases de efeito do tipo: “Deus tem promessas para você”, “determine e receba o que Deus prometeu para a sua vida” ou “a promessa é sua, receba em nome de Jesus!”, sem que as pessoas muitas vezes conheçam realmente, à luz da Bíblia, o que as promessas realmente representam.

Mas espere um momento! Nem todas as promessas de Deus na Bíblia foram feitas para mim ou para você! Na verdade, eu diria que a maioria das promessas não foram feitas especificamente para mim ou para você. Estude bem a Bíblia e você verá que eu tenho razão.

Por exemplo, leia Gênesis e veja quantas promessas foram feita especificamente para Abraão, ou para Isaque ou Jacó. Não é preciso ser nenhum teólogo renomado para perceber que certas promessas foram feitas para PESSOAS ESPECÍFICAS na Bíblia, e não para mim ou para você. Então, pare de tentar cobrar de Deus coisas que Ele prometeu para outra pessoa.

Deus prometeu dar um filho para Abraão e Sara, mesmo eles estando em idade bem avançada. Isso não quer dizer agora que todo casal com mais de 70 ou 80 anos tem a “promessa de Deus” de ter filhos com essa idade.

Deus pode dar um filho para casais nessa idade ainda hoje? PODE! Mas Ele não fez disso uma promessa para todos nós.

Quer outro exemplo? Hoje em dia parece estar na moda cobrar de Deus que “o Senhor te porá como cabeça e não como cauda”. Mas, espera lá! Isso não é bem assim não! Pegue a sua Bíblia e encontre essa promessa na Bíblia. Vou te ajudar:

“O Senhor te porá por cabeça e não por cauda; e só estarás por cima e não debaixo, se obedeceres aos mandamentos do Senhor, teu Deus, que hoje te ordeno, para os guardar e cumprir”
Deuteronômio 28:13

Agora responda:

- Quem estava falando ao povo nesse texto? Se você respondeu Moisés, parabéns!

- Com quem Moisés estava falando? Não foi comigo (eu nem tinha nascido ainda), e nem com você. Moisés estava falando com o povo de Israel momentos antes de eles entrarem na terra de Canaã. Por favor, vá conferir isso para não me chamar de mentiroso.

- Então, quem seria “cabeça e não cauda”? – Lembre-se: Deus não estava falando para uma pessoa em particular, mas para uma NAÇÃO... Israel!

Ah, e não esqueça que essa promessa PARA ISRAEL tinha uma condicional: Se fossem obedientes aos mandamentos do Senhor!

Tem princípios nesse texto que podem se aplicar a mim e a você? Tem sim! Mas não confunda princípios com promessas!

Já posso até ouvir alguém resmungar: “Ah, mas nós somos o Israel de Deus em Cristo”. Esse é outro texto tão mal interpretado hoje em dia. Mas sobre isso conversamos outro dia.

Ah, outra coisa: e se você ainda for teimoso e achar que tem “direitos” sobre todas aquelas promessas do capítulo 28 de Deuteronômio, então não esqueça que as maldições que se encontram logo em seguida nesse mesmo capítulo também são suas por direito caso você não ande na linha!

É muito fácil querer só a parte boa, não é mesmo? E é por isso que eu quero te alertar que as coisas não são bem assim como você anda ouvindo em muitos púlpitos ou em canções por aí.

Deu um “nó na cabeça” agora? Com certeza se você não estuda a Bíblia deve ter dado mesmo. Ainda mais hoje em dia quando alguém pega a Bíblia e sai por aí dizendo que todas as promessas são suas, e que você tem de exigir de Deus que Ele cumpra a Sua Palavra, etc, etc, etc.

Meus queridos, chega de tanta infantilidade. Chega de pegar versículos isolados aqui e ali e tentar formar doutrinas com eles. Chega de pensar que a Bíblia é como aquelas antigas caixinhas de promessa onde você escolhia os versículos que gostava e colocava de volta o que não gostava.

Se quiser entender as promessas de Deus, faça um estudo sério sobre elas. Mas não pense que você vai conseguir fazer isso em um ou dois dias. Você vai ter de estudar mesmo.

Ah, e já vou logo avisando: não adianta me pedir para mandar um estudo com tudo pronto sobre esse assunto que eu não vou mandar não! Está na hora de cada um de nós aprendermos a manejar bem a Palavra de Deus!

Deus te abençoe!

Sérgio Müller

E-mail: sergio.muller@superig.com.br

3 comentários:

  1. Irmã Kézia, mais uma vez o Google deletou meus seguidores, sei que não vão resolver o problema, por isso resolvi começar tudo outra vez. A Verdade Que Liberta vai ser desativada. Como já seguia a Verdade Que Liberta, venho pedir que siga agora o Peregrino E Servo. Eu retribuirei de volta. Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Olá, muito bom o seu post. Hoje em dia nem sempre a gente encontra textos assim em blogs cristãos. Com certeza, devemos estudar e aprender cada vez mais sobre a Palavra do Senhor.
    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito, as pessoas tem que estudar mais, tem muita gente cobrando ao Senhor por coisas que ele não prometeu, depois ficam dizendo que o Senhor as abandonou pq não cumpriu o que Ele prometeu. ...

    ResponderExcluir

Faça um blogueiro feliz. Comente.
Sua opinião é importante.
Obrigada.