Páginas

terça-feira, 30 de julho de 2013

A ANATOMIA DA APOSTASIA - JOHN PIPER


 http://blog.cancaonova.com/campos/files/2009/08/coracao.jpg
“Ando errante como ovelha desgarrada; procura o teu servo, pois não me esqueço dos teus mandamentos” (Sl 119.176)

Introdução
A verdade sobre a nossa experiência é que deixamos de viver no nível de santidade que sabemos que é apropriado para um seguidor de Cristo. Precisamos ver como essa mesma realidade da imperfeição aparece nos santos das Escrituras e a forma como lidaram com ele.

A estrutura do Salmo 119
Salmo 119 é o ato mais sublime de louvor e de compromisso com a Palavra de Deus em toda a Bíblia.
É composto de 22 estrofes de oito versos cada. Cada um dos 22 estrofes é construído sobre uma letra hebraica diferente, e existem 22 no alfabeto hebraico. Em cada uma das sub-rotinas, cada um dos oito versos começa com a letra daquela sub-rotina.

Por que essa estrutura?
É o tipo de coisa que você faz quando "prazer na lei do Senhor" (Salmo 1:2), e quando você acredita (com Salmo 19:7-10) que:
A lei do Senhor é perfeita, reconforta o espírito,
o testemunho do Senhor é fiel,
e dá sabedoria aos simples,
os preceitos do Senhor são retos,
e alegram o coração;
o mandamento do Senhor é puro,
e alumia os olhos,
o temor do Senhor é limpo,
e permanece para sempre;
as ordenanças do Senhor são verdadeiras,
e inteiramente justos.
Mais desejáveis são do que o ouro,
mesmo muito ouro fino,
mais doces do que o mel
e o destilar dos favos.


É uma maneira de passar o tempo do dia ou noite rolando a Palavra em sua mente, vendo quantos ângulos diferentes que você pode ver.

É um deleitando-se com as riquezas da Palavra. Como quando queríamos homenagear Elsie, tomamos as letras do seu nome e pensou-se palavras para descrevê-la.


O Pano de Fundo para último verso

Esse é o pano de fundo para o último versículo do salmo, um versículo que vem como um choque, porque não há nada parecido com isso em qualquer outro lugar no salmo - a confissão de que, apesar de tudo o que se passou antes, agora ele tem desviado e se desviaram. Verso 176: “Ando errante como ovelha desgarrada; procura o teu servo, pois não me esqueço dos teus mandamentos” (Sl 119)

Três Peças para a anatomia da Apostasia


1."Eu ando errante como ovelha perdida ..."

Os santos às vezes se desviam
Ele era um santo:
a) Seu amor pela lei, v. 97
b) Sua vida de oração, vv. 145, 147 (inteira salmo!)
c) O seu louvor persistente da Palavra-v. 164
d) Seu histórico de obediência, vv. 22, 100f., 110, 121

Ele se extraviara

a) Ele admite abertamente neste versículo-v. 176. e não é a primeira vez que-v. 67 a batalha não será mais para o fim da vida, talvez seja por isso que ele coloca no final esta expressão: depois de todo o seu sucesso a batalha pela santidade continua!
b) Como uma ovelha perdida:
"Perdido" em hebraico também significa perecer ovelha vai morrer se não for encontrada.

2. "Procurar o teu servo"
a) Verdadeiros santos clamam por serem encontrados quando se afastam
b) Ele não se contenta em se desviar.
c) Ele admite que sua necessidade de ajuda: "Buscai-me!"

Como ele antecipar a intervenção de Deus?
· ser gracioso -v. 58
· vivifica-me -v. 25
· abrir os olhos -v. 18 (cf. 129!)
· Inclina o meu coração -vv. 36f., 112 (cf. 165!)
· ensinar-me -vv. 12, 26f., 29, etc
· fortalece-me -vv. 28, 133
· afligir-me vv. 67, 71

Nota: embora ele dá a Deus a homenagem de ter poder para resgatá-lo, ele não culpa Deus pelo seu extravio. Deus não é culpado que eu sou propenso a vagar. Ele não é obrigado a me resgatar em qualquer momento, mas a sua própria, se em tudo.

Qual é a garantia da vontade de Deus para procurá-lo do santo?

3. "Porque eu não me esqueço dos teus mandamentos."

· Verdadeiros santos não podem apagar a lei que tem sido escrita sobre o seu coração pelo Espírito de Deus. Eles permanecem lá acenando.
· O gosto espiritual de Deus não pode ser totalmente destruído no coração dos santos.
· Santos não apenas clamar a Deus para procurá-los, eles buscam a Deus através de sua Palavra. "Não esquecendo" é um litotes para "realmente lembrar e chamar a atenção."
· Especialmente os "mandamentos" para acreditar nas promessas de Deus (Provérbio 3:5-6).
· Ezequiel 34:11-12: "Eu vou buscar as minhas ovelhas."
· Lucas 19:10: "Filho do homem veio buscar"
· João 10:27-29: "Eu vou manter as minhas ovelhas"
· Lucas 15:3-4: ele deixa a 99ª para encontrar um.

Conexão à Comunhão:
· Isaías 53:6: "Todos nós como ovelhas ..."
· João 10:11: "Eu sou o bom pastor O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas.".


John Piper - Sermon
http://www.desiringgod.org/resource-library/sermons
http://oventosopradirecao.blogspot.com.br/2013/07/a-anatomia-da-apostasia-john-piper.html#.UfhUxqz9woM 

Um comentário:

Faça um blogueiro feliz. Comente.
Sua opinião é importante.
Obrigada.