Páginas

domingo, 19 de janeiro de 2014

As propostas de Faraó ao povo de Deus

Escola Dominical abençoada, onde estudamos as propostas que Faraó fez a Moisés quando Deus começou a enviar as pragas ao Egito.
Faraó não queria libertar o povo de Israel, mas queria ficar livre das pragas, por isso fez uma serie de propostas ao povo de Deus.

https://fbcdn-sphotos-a-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/t1/1604633_697689350271304_1288330601_n.jpg

A primeira proposta de Faraó, "ide, sacrificai ao vosso Deus nessa terra" (Ex 8.25); exigia que o povo de Israel cultuasse a Deus no Egito, em meio aos falsos deuses. Aqui vemos o ecumenismo que tantas pessoas defendem hoje em dia, a mistura de crenças que não agrada ao nosso Deus. Devemos ser um povo separado, santificado, consagrado ao nosso Deus.

A segunda proposta de Faraó, "Somente indo não vades longe" (Ex8.28); resultaria em o povo de Deus sair do Egito, mas o Egito não sair deles, como acontece hoje em dia com o crente mundano. Significa para o crente de hoje o rompimento parcial com o pecado e com o mundo. É a vida cristã sem profundidade.

A terceira proposta de Faraó, "Deixai ir os homens" (Ex10.7); atingia os chefes de família e demais adultos. Os demais membros da família (mulheres, crianças e idosos) ficariam no Egito. A saída parcial do povo, como queria Faraó, resultaria no fracionamento, fragilização das famílias, dividindo-as. O propósito de Deus é sempre abençoar toda a família, no sentido de que ela seja salva, unida, coesa, forte, feliz e saudável.

A quarta e ultima proposta de Faraó, "Ide servi ao Senhor, somente fiquem vossas ovelhas e vossas vacas" (Ex10.24); sem ovelhas e vacas não haveria sacrifícios. Não haveria entrega ao Senhor. Esta proposta também significa nossos negócios e interesses materiais, não santificados e sujeitos à vontade do Senhor. O crente precisa viver uma vida digna, não só diante de Deus, mas também diante dos homens. A santidade é um imperativo na vida do cristão até mesmo nos negócios.

Conclusão: A atitude do cristão hoje ante as traiçoeiras propostas do Maligno deve ser a mesma dos representantes de Israel, Moisés e Arão: "Nem uma unha ficará" no Egito (Ex 10.26).

Lições Bíblicas CPAD
Jovens e Adultos

1º Trimestre de 2014

Título: Uma jornada de fé — A formação do povo de Israel e sua herança espiritual

Comentarista: Antonio Gilberto

Lição 3: As pragas divinas e as propostas ardilosas de Faraó

Data: 19 de Janeiro de 2014

Quem quiser ler a lição toda é só entrar nesse link:
http://www.estudantesdabiblia.com.br/licoes_cpad/2014/2014-01-03.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz. Comente.
Sua opinião é importante.
Obrigada.